José Ribeiro - Zé Serrador

1970 a 1973

     Eleito em 03.10.1970, pelo partido ARENA 1”PSD” com 2.015 votos, tendo como vice o Sr. Elizeu Carvalho. Candidatos derrotados, Benedito de Araújo pelo ARENA 2 ”UDN” e vice João Dias Pereira, com 1.709 votos. Vereadores mais votados; José Benedito dos Santos, 406 votos e Itamar Alves Correa, 203 votos. Nasceu no Bairro São Miguel em Poço Fundo aos 26.12.1928. Foi casado em primeiras núpcias com Maria Bernadina Ribeiro e, em segunda núpcias, com Ana Maria de Lima Ribeiro. Não teve filho dos dois casamentos. Foi eleito vereador pela UDN em 1962 e exerceu a vereança durante o mandato do prefeito José Soares pinho.
Embora sendo prefeito por apenas dois anos, devido à mudança na Lei Eleitoral, realizou uma das maiores obras da historia de Poço Fundo, a captação de água no bairro Bela Vista, a mais de10 Km da sede do município. Está água vem encanada por tubos de 200 mm, subindo e descendo encostas até Poço Fundo. Para fazer este serviço, contou com o apoio de seus correligionários e amigos, com a bênção do Pe. Afonso, que a seguiu de perto. Não existia retroescavadeira na região. Todo serviço foi feito com enxadões e pás. Naquele ano de 1071, foi convocado os moradores dos bairros Coutinhos e Bocaina. Trouxeram, na rural do Sr. João Manoel de Souza, 14 profissionais braçais para abrir as valas. Eles não cobraram nada pelos serviços prestados e para não onerar a prefeitura a alimentação era fornecida pelo próprio prefeito.
Em 1971, todos os Prefeitos do Brasil foram obrigados a fundar o Mobral em suas cidades, caso contrário, não receberiam verbas federais. José Ribeiro foi convidado aceitando ser Presidente do Mobral, cargo sem remuneração. No seu mandato, contou com serviços sem remuneração da secretária Mona Abrahão Ferreira e do coordenador Maurélio Ferreira, e dentre os professores que pouco recebiam podemos destacar; Júnia Ferreira Mendes e Sebastião Dias Pereira “Biuva”.
     Os professores do mobral da zona rural eram dedicados, ministravam aulas à luz de lamparina, como nos Bairros Coutinhos e Gonçalves.
     Dentre as principais obras de José Serrador podemos destacar;
-A construção de estradas rurais do bairro Bela Vista – Américo Batagini, Moraes, Dourado dos Lopes, Roseira e Luzias.
- Reformou as escola do Quebra machado, Barreiro, Cavaco, Poço Fundo, Jacutinga, Manhosa, Serra dos Coutinhos e Paiolinho.
-Fez 10.000 metros de rede de esgoto na cidade
-Comprou o primeiro caminhão basculante da Prefeitura e nova mesa para fazer blocos de concreto.
- Asfaltou a Avenida Dr.Lélio de Almeida
-Construiu uma gruta de Nossa Senhora de Lourdes ao lado da estação de tratamento de água, a gruta fica de costas para a estrada e de frente para a estação diz ele que é para abençoar a água. Na mesma época plantou entre o asilo e a estação de água, uma alameda de quaresmeira, cercando-as e adubando, mas em pouco tempo foi destruídas devido ao povo amarrar cavalos no cercado.
     José Ribeiro apesar de poucos estudos, se comparando aos antecessores, médicos, advogados farmacêuticos, empresários, fazendeiros, comerciantes, contadores etc. Em seus dois anos de mandato, fez muita coisa para Poço Fundo, foi um prefeito de paz, tratou bem os adversários, e companheiros. Teve uma administração alegre e amiga. Após seu mandato não houve disputa eleitoral.
     Faleceu aos 20 de agosto de 2006 em Poço Fundo com 78 anos de idade.