Benedito de Araújo (Donato)

1977 a 1983

     Benedito de Araújo (Sr. Donato) foi eleito em novembro de 1976 com 3.474 votos sendo seu vice Antonio Eulésio Pereira, pelo partido ARENA 2. Candidato derrotado, José Ribeiro (Zé Serrador) e José Carioca com 1982. Vereadores mais Votados; Osvaldo Alves Pereira – ARENA 2 com 386 votos e José Batagini – Arena 2, com 363 votos.
     Cidadão poço-fundense, nascido em 09.04.1924, na então são Francisco de Paula do Machadinho, hoje Poço Fundo. É filho de Agenor Teodoro de Araújo e Antonieta Augusta Pereira. Casou-se em Poço Fundo com Lourdes Ferreira de Araújo em 07.02.1948. Teve o5 filhos; Reginaldo, médico em Belo Horizonte; Rosangela de Araújo Pinho, professora residente em Poço Fundo Rosevaldo de Araújo, dentista e ex vice-prefeito ; Rômulo de Araújo, advogado e comerciante; residente em Poço Fundo e Rogério de Araújo médico, residente em Uberlândia.
     Benedito de Araújo, ainda adolescente, já começou a mostrar seus dotes de líder honesto e trabalhador. Em 1937, ingressou aos treze anos de idade, trabalhando como auxiliar de serviços gerais na prefeitura municipal, mostrando sempre ser caráter e determinação. Ainda jovem ingressou na vida política, uma de suas grandes campanhas, antes de ser prefeito, foi a criação do sindicato dos trabalhadores Rurais de Poço Fundo.
     Dentre as obras como prefeito podemos destacar:
     A Volta da Comarca para Poço Fundo, trabalho realizado com políticos e amigos de Poço Fundo, que comemoram com uma solene festa a reinstalação.
Poço Fundo ainda não tinha um paço municipal. Em um terreno abandonado, surge o suntuoso prédio da Prefeitura, com uma belíssima praça ajardinada, arborizada e a fonte luminosa, hoje a Praça Tancredo Neves.
     Construiu o Almoxarifado aos fundo da Prefeitura e reestruturou o funcionamento da prefeitura.
     Um fato critico até hoje, foi a venda do Antigo Prédio da Prefeitura, mas com o dinheiro desta venda adquiriu duas casas, condições “sine qua non” a Comarca não voltaria.
     Reformou e equipou o Matadouro Municipal, tendo comprado p primeiro veiculo para transporte exclusivo de carnes entre o matadouro e os açougues locais.
Adquiriu, os seguintes veículos; uma caminhonete baú para o matadouro, um automóvel brasília para uso da prefeitura, uma niveladora Caterpillar e um caminhão 0 Km.
     Construiu novas estradas ou desvios úteis e constantes manutenções as já existentes. Fez um novo traçado da estrada do bairro Alto para o Quebra Machado. Construiu novas pontes como a da saída para o Pinhalzinho, ponte da Rua Agenor de Souza Dias e ponte da Água Limpa, e reformou quase todas do município.
     Construiu doze novas escolas rurais e fez manutenção em todas existentes. Na sua gestão foi reformada pelo governo do Estado a Escola Estadual José Bonifácio e construída a quadra esportiva.
Construiu a praça central do Paiolinho, com arborização Bancos e calçadas.
     Aumentou a distribuição de água potável, construiu uma ponte sobre o rio Dourado, que foi queimada por uma família de adversários políticos.
     Benedito de Araújo foi caracterizado como homem sério, mas sempre foi muito honesto e defensor de Poço Fundo.
     Vitima de uma queda em sua residência que causou aneurisma, veio a falecer em 21.11.2007. Quando seu velório passava pela igreja Matriz, foram-lhe prestadas várias homenagens dos poço-fundense, do Prefeito Municipal Beto Gouvêa e do Deputado estadual Sebastião Navarro.