Messias de Oliveira

1983 a 1988

     Messias de Oliveira foi eleito pelo PMDB com 3795 votos, seu vice José Benedito dos Santos . Vereadores mais votados; Sebastião Vieira dos Santos, com 592 votos, Carlos Alberto Fagundes Gouvêa 474 votos e Otávio Camilo da Silva, com 376 votos todos PMDB. Candidatos derrotados, Antonio Eulésio Ferreira e o vice Francisco Ferreira de Paula - PFL, com 2730 votos.
Messias de Oliveira nasceu no bairro Lavrinha, em Poço Fundo, aos 26 de novembro de 1937. Filho de Manoel Silvestre de Oliveira e Ana Umbelina de Oliveira. Casou-se com Simone Vieira de Oliveira “autora do livro ao meu Deus com amor” com quem teve quatro filhos; Giovana, Médica, casada residente em Uberaba MG; Fabrício, veterinário, comerciante, casado residente em Poço Fundo; Alessandro, solteiro, economista, residente no Rio de Janeiro e Daniela, economista, solteira residente em Poço Fundo .
     Messias cursou de 1ª a 4ª série do ensino fundamental na Escola rural da Lavrinha; de 5ª a 8ª série na Escola Estadual São Marcos. Na Universidade Federal de Viçosa MG fez curso técnico em agropecuária (2º Grau) e Engenharia agronômica (3º Grau) este ultimo em 1964. Concluiu o curso de direito em 1971, na Faculdade de Direito de Varginha MG.
Em 1965 ingressou na Emater, onde exerceu os seguintes cargos; Supervisor Regional, Especialista Regional em Cafeicultura, e Coordenador Estadual em cafeicultura. Como funcionário da Emater representou o Estado de Minas Gerais no Polocentro – Programa do Desenvolvimento dos Cerrados, e ocupou o cargo de Coordenador do programa MG -2, para municípios de baixa renda. Foi presidente da Associação Mineira dos Engenheiros Agrônomos. Fez vários cursos rápidos de pós graduação como; Administração Rural, Culturas Tropicais, Cafeicultura, Solos e Adubos, Combate as Pragas e Controle de Doenças em plantas, Conservação de Solo, Extensão Rural e Bovinocultura.
Como político, foi prefeito de Poço Fundo por duas vezes e vereador por uma legislatura, de 1977`a 200. Foi Presidente da AMARP – Associação dos Municípios do Alto Rio Pardo.
     Destaques de algumas obras como Prefeito:

  • Estadualizou o 2º grau. Construiu 8 escolas rurais e ampliou 12.
  • Construiu o Terminal Rodoviário, o Poliesportivo “Gavinão” e nova torre repetidora de TV
  • Criou o Festival da Canção e Semana Cultural. Apoiou e incentivou o Carnaval, os campeonatos regionais de futebol.
  • Canalizou parte do percurso da água que abastece a cidade.
  • Com o apoio de sua esposa criou a Creche Santa Terezinha do Menino Jesus com capacidade para 200 crianças.
  • Criou o posto do Ipsemg, e o Iprempof - Instituto de Previdência do município de Poço Fundo. Doou 440 lotes para famílias carente no Bairro Mãe e Rainha. Ajudou na construção da Casa para o
  • Mons. Afonso Ligório Rosa, obra idealizada e presidida por sua esposa.
  • Firmou convenio com o Serpram e realizou o primeiro concurso publico municipal.