Deprecated: Non-static method TlpTeamHelper::config() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/pocof605/www.pocofundo.mg.gov.br/administrator/components/com_tlpteam/tables/team.php on line 40

Deprecated: Non-static method TlpTeamHelper::config() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/pocof605/www.pocofundo.mg.gov.br/components/com_tlpteam/views/team/tmpl/default.php on line 12

José Dias Gouvêa

1924 a 1926

          CEL. JOSÉ DIAS DE GOUVÊA, GOVERNOU O MUNICÍPIO DESDE O DIA DE SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, OU SEJA, 24 DE MAIO DE 1924, ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 1926, QUANDO O MUNICÍPIO FOI EMANCIPADO DE MACHADO. POR SER O VEREADOR MAIS VELHO, MAIS VOTADO E CHEFE POLÍTICO, FOI DESIGNADO PREFEITO.

      CEL. JOSÉ DIAS NASCEU EM 22.05.1852, NO BAIRRO SÃO MIGUEL, EM POÇO FUNDO, ANTES DA FUNDAÇÃO E FALECEU COM 76 ANOS DE IDADE., EM 02.08.1928, EM NOSSA CIDADE. ERA FILHO DO BARÃO DE ALFENAS, QUE SE CHAMAVA JOSÉ DIAS DE GOUVEIA E DA BARONESA MARIA CAROLINA DE GOUVÊA, AMBOS PORTUGUESES QUE VIERAM PARA SÃO JOÃO DEL REI.

     E DE LÁ PARA POÇO FUNDO, AGRACIADOS PELO GOVERNO PORTUGUÊS COM UMA ENORME QUANTIDADE DE TERRAS NESTA REGIÃO. A SEU RESPEITO ESCREVEU O POLÍTICO E FARMACÊUTICO GESNER FERREIRA, NO JORNAL FOLHA DE POÇO-FUNDENSE, EM 1985: “O CEL. JOSÉ DIAS DESCENDIA DE UMA FAMÍLIA DE ALTA LINHAGEM DE BARÃO DE ALFENAS. PARA AQUI VEIO COMO UM DOS FUNDADORES DO MUNICÍPIO, DO QUAL FOI O MAIOR BENFEITOR ,  DOANDO-LHE A MAIOR PARTE DO TERRENO DE QUE SE CONSTITUÍA O SEU PATRIMÔNIO PUBLICO. ERA FAZENDEIRO E LATIFUNDIÁRIO. POSSUÍA TERRAS QUE SE MEDIAM POR LÉGUAS DE DISTANCIA EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES , E NÃO POR HECTARES, CONFORME COMUMENTE SE FAZ NOS DIAS DE HOJE. ALEM DISSO, POSSUÍA OUTRAS PROPRIEDADES; DOIS PRÉDIOS ASSOMBRADOS, CHÁCARAS NOS ARREDORES DA CIDADE, CASAS RESIDENCIAIS E MAQUINAS DE BENEFICIAMENTO DE CAFÉ QUE MANDOU CONSTRUIR.