Exibir #
Envie uma mensagem para a Secretaria de Fazenda Webmaster 440
Envie uma mensagem para a Secretaria de Ação Social Webmaster 459
Envie uma mensagem para a Secretaria de Desenvolvimento Humano Webmaster 461
Envie uma mensagem para a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura Webmaster 599
Envie uma mensagem para a Secretaria de Obras Webmaster 445
ZOO Webmaster 385
Icons Webmaster 607
Module Variations Webmaster 2431

Escudo de ouro com uma cadeia de montanhas de verde que apresenta três cumes ao fundo e dois na frente, de onde nasce uma cachoeira de azul, posta em pala, e ondada de três ondas de prata; cortado de negro com uma roda dos tradicionais carros de bois, brocante sobre uma enxada e uma foice, cujos cabos estão passados em aspa, tudo de ouro; e uma faixa de ondada de azul com três ondas de prata. Como suportes, à destra um ramo de café com folhas de verde e frutado de vermelho, e à sinistra um ramo de fumo com folhas verdes e florido com três botões na sua cor. Sob o escudo um listel de ouro pregueado, com a inscrição "POÇO FUNDO" na prega superior, "SE NOSSOS PAIS" na prega do meio à direita, "TE HONRARAM ..." na prega do meio à sinistra, e com as datas "2.4.1870" na prega inferior à destra, e "7.9.1923" na prega inferior à sinistra. Encimando o conjunto, como símbolo heráldico representativo de Cidade, a coroa mural de prata de oito torres, sendo visíveis apenas cinco delas, com suas portas e janelas abertas de negro, sendo que as três torres frontais se vêem inteiras e as duas laterais apenas pela metade.

Significados:

• CADEIA DE MONTANHAS significa os relevos geográficos do Município;
  • CACHOEIRA e o RIO representa as diversas quedas d´água, com seus respectivos rios e riachos;
  • ENXADA, FOICE e RODA DE CARROS DE BOIS significam os instrumentos de trabalho usados na formação do povoado;
  • os ramos de CAFÉ frutificado e de FUMO florido representam os principais produtos do município;
  • a frase “SE NOSSOS PAIS TE HONRARAM...” extraído do hino de Poço Fundo, representa o sentimento de amor e compromisso dos filhos pela sua terra-mãe;
  • a data 2.4.1870, data da fundação da vila e dia do padroeiro São Francisco de Paula;
  • a data 7.9.1923, data de emancipação política administrativa pela Lei Estadual nº 843;
  • a COROA MURAL DE PRATA com torres, classifica a cidade em Comarca.

As Cores:

• VERDE simboliza a honra, cortesia, civilidade, abundância e a alegria; é a cor da esperança porque lembra os campos verdejantes na primavera, fazendo "esperar" copiosa colheita.
  • OURO simboliza a riqueza, a nobreza, esplendor, grandeza, sabedoria e os frutos da produção em seu estágio maduro;
  • PRETO significa o estágio mais nobre do fumo em corda, a austeridade, moderação, paciência, ciência e firmeza de caráter.

Bandeira

Usando a regra matemática para a descrição das formas geométricas de um polígono, partindo do princípio de que a bandeira está formada e dividida por módulos, e que cada módulo é um polígono quadrilátero paralelogramo quadrado, e que cada um os quatros ângulos do quadrado são nomeados de A, B, C e D, e que os módulos horizontais são nomeados com o alfabeto a partir da destra, e que os módulos verticais são numerados a partir da base superior, explicamos assim o formato da bandeira:

Um quadrilátero paralelogramo retangular dividido na vertical em três paralelogramos retangulares com medidas de 7 módulos de largura por 12 de altura, sendo que, de "A" a "U", o primeiro paralelogramo retangular é pintado de verde, o do meio é pintado de negro e o do último é pintado de amarelo. Brocante sobre o paralelogramo retangular de cor negra repousa o brasão municipal dentro dos pontos que estão entre o módulo I5, I9, M5 e M9.

As Cores