Escrito por Webmaster Ligado . Publicado em Uncategorised

Motivados por história política que era disputada em Machado, uma das partes adversárias resolveu criar um novo povoado. Esta divisão, tendo em seu seio a figura de José Dias de Gouvêa, o Barão de Alfenas, Francisco Ferreira de Assis, Cap. Antônio Joaquim Gonçalves, Joaquim Dias Pereira e Manoel Coutinho Xavier de Resende, concretizou o seu ideal, pois já em 2 de abril de 1870, era o povoado elevado a curato.

Pelas Leis provinciais números 1676 e 1787, de 22 de setembro de 1871, era o arraial de São Francisco de Paula do Machadinho elevado a distrito, cuja criação foi confirmada pela lei estadual nº. 2, de 14 de setembro de 1891, na divisão administrativa, em 1911, figura o distrito, com o nome de Machadinho, entre os componentes do Município de Santo Antonio do Machado e, nos quadros da apuração do recenseamento geral de 1920, aparece subordinado ao mesmo município, mas com o nome de São Francisco de Paula do Machadinho.

A lei estadual nº. 843, de 7 de setembro de 1923, desmembrou-o do  município de Machado (antigo Santo Antônio  do Machado) e, incorporando-lhe parte do distrito de Campestre, fê-lo construir, com a denominaçõ de Gimirim. O topônimo Gimirim tem a seguinte origem; Gi – Machado; Mirim – pequeno, ou seja machado pequeno – machadinho. O município de Gimirim foi instalado em 24 de maio de 1924, tendo sua sede sido elevada a categoria de cidade pela Lei estadual 893, de 10 de setembro de 1925. Gimirim foi elevado à comarca pelo Decreto-lei estadual nº. 1630, de 15 de janeiro de 1946, sendo a mesma instalada a 15 de novembro de 1948. Em 1953, o Prefeito Isaias Pereira de Carvalho, com o apoio incondicional da Câmara Municipal e de toda população, resolveu mudar o nome da cidade e município de Gimirim para Poço Fundo. O motivo da mudança foi devido a grande produção de fumo em corda principalmente na localidade denominada Cachoeira Grande do Poço Fundo. Esta alteração se concretizou pela Lei estadual nº. 1953.