PARCERIA PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Noticias

Uma parceria das Secretarias da Saúde e da Educação de Poço Fundo com a Policia Rodoviária Federal levou à Escola Municipal Rita da Conceição Sandy, no Distrito do Paiolinho, uma palestra que teve como objetivo principal ensinar às crianças como garantir a segurança no trânsito.

O evento, realizado na última terça-feira (14), faz parte de um conjunto de atividades do Programa Saúde na Escola, que se dá com a interação entre as Equipes de Saúde da Atenção Básica e as de Educação, no planejamento, execução e monitoramento de ações de prevenção, além da promoção e avaliação das condições de saúde dos educandos.

A palestra foi proferida pelos Sargentos Isaías e Santos, que levaram aos alunos orientações sobre a prevenção de violência e acidentes no trânsito, abordando assuntos importantes como a conscientização do uso de capacetes, cinto de segurança e cadeirinha infantil. A idéia é promover a compreensão de que respeito às normas e bom senso, pela parte de todos, são essenciais para uma convivência harmoniosa e prevenção de acidentes.

CRIANÇAS APRENDEM E SE DIVERTEM NO ENCONTRO "SAÚDE NA ESCOLA"

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Noticias

As Secretarias de Saúde, da Educação, de Desenvolvimento Humano e de Ação Social de Poço Fundo promoveram, nesta terça-feira (17), o 1°Encontro "Saúde na Escola". O evento aconteceu no Estádio Gesner Ferreira, o Campo da Liga

As atividades esportivas e brincadeiras abordavam o tema "Promoção de práticas corporais, de atividade física e lazer", do Programa que leva o mesmo nome do evento, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação.

Cerca de 730 crianças, todas estudantes de escolas municipais gimirinenses, da cidade e da zona rural. Os alunos participaram de atividades de recreação, capitaneadas por professoras de Educação Física, e brincaram em brinquedos infláveis, instalados no gramado, bem como camas elásticas e touro mecânico.

Um piquenique também fez parte das atividades, com distribuído em mochilas, personalizadas com o tema do evento. 

A idéia deste grande encontro foi o de mostrar que as práticas corporais de atividades físicas e lazer são importantes para a promoção da saúde dos indivíduos, e isso fica ainda mais evidente se tais atividades forem desenvolvidas nas instituições de ensino. Esta prática permite trabalhar os inúmeros aspectos relacionados ao desenvolvimento, crescimento, características motoras, cultura corporal, questões de sociabilidade, afetividade, cooperação, aptidões físicas, formação dos cidadãos e outros aspectos que ajudem no desenvolvimento e no crescimento da criança, de forma altamente positiva.

O prefeito Renato Oliveira e os titulares das pastas envolvidas nos trabalhos, Rosiel de Lima (saúde), Jander de Souza (ação social), Leida Araújo (educação) e Thiago dos Santos (desenvolvimento humano) se fizeram presentes, com as suas equipes participando ativamente de todas as ações. Uma animadora que não deixava os pequenos parados e até a "visitinha" do mosquito da dengue, para lembrar sempre da prevenção contra o aedes e as doenças que ele causa, agitaram ainda mais as atividades

Confira abaixo algumas imagens da movimentação (clique em qualquer foto para ver com mais detalhes), e visite a página da Prefeitura de Poço Fundo no facebook. Lá, em breve, estará disponível um vídeo-resumo do evento.  

POÇO FUNDO SE DESTACA NO FÓRUM REGIONAL TERRITÓRIO SUL

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Noticias

Nesta quinta-feira (28), aconteceu, em Varginha, a 13ª reunião da nova fase dos "Fóruns Regionais de Governo – Por todo o Estado, com todos os mineiros". Poço Fundo se fez presente com uma grande comitiva, formada por representantes de todas as secretarias municipais e ocupando lugar de destaque. Cerca de 3 mil pessoas participaram do encontro.

Durante o evento, o governador anunciou investimentos para a região, inclusive para a BR-491, entre o Varginha e o entroncamento da BR-381, a instalação de iluminação em campos de futebol e quadras poliesportivas, a implantação de Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Andradas e a colocação de 672 aquecedores solares em 15 municípios. Também foram entregues 131 veículos para o sistema de saúde de 99 cidades da região, dentre elas Poço Fundo.

Antes da abertura do Fórum, o Prefeito Renato Oliveira, representando todos os prefeitos do Território Sul, falou ao presentes. Ele agradeceu ao governador, o secretariado de estado e à Assembléia Legislativa de Minas Gerais pelo grande apoio dado aos municípios e por promoverem o diálogo com a população na busca de alternativas para melhorias. "Todos, com os mineiros e mineiras, estão em busca de um espaço democrático, para que Minas seja um exemplo para o Brasil, de um governo que deu certo, de um governo que trabalha ouvindo a sociedade civil", disse o Chefe do Executivo gimirinense.   

Já o governador Fernando Pimentel ressaltou a importância da parceria do governo com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para contemplar os municípios com os veículos, que serão usados no transporte de servidores e de materiais e no transporte eletivo (quando não há urgência). Foram investidos R$ 5,8 milhões com recursos de emendas parlamentares.

“De maneira muito parceira, os deputados cederam as emendas para que o Estado adquirisse esses veículos de forma conjunta. Sai mais barato porque, se você compra um lote maior, os veículos saem mais baratos”, disse o governador. “Contamos com a parceria e a colaboração da Assembleia, que tem sido fundamental. Em Minas Gerais, os parlamentares têm tido um desempenho louvável na parceria com o Poder Executivo”, afirmou, lembrando que, “às vezes, quem está longe não percebe a importância do que a gente faz. Esse ato aqui hoje tem uma importância enorme para cidades de 4 mil, 5 mil, 6 mil habitantes, que não conseguem abrigar um equipamento de saúde mais complexo”.

Depois dos pronunciamentos oficiais, todos os presentes puderam visitar e conhecer mais de 150 ações montadas no espaço do Centro Administrativo Sul de Minas, para onde foi transferida a sede do Governo do Estado nesta data. 

Destaques

Durante todo o evento, além de ter o prefeito ocupando lugar de honra na mesa de cerimônia junto ao governador e de ser um dos contemplados com o veículo da Saúde, Poço Fundo deixou seu nome marcado em diversos momentos: 

- Atletas da Escla Estadual José Bonifácio receberam certificados de honra ao mérito, por terem sido destaques nos Jogos Escolares de Minas Gerais e pela boa participação no certame em nível nacional.

- O agricultor Juares Carlos Pereira (presidente da Coocaminas) foi agraciado com um certificado por ter se destacado em sua atividade como produtor rural.

- Material destinado para desenvolvimento de atividades da cafeicultura, como prova de café, foi doado pela Secretaria de Agricultura, com termo assinado pelo prefeito na mesma oportunidade.- A Coopfam se fez presente com seu café orgânico e produtos do MOBI, tanto na feira livre montada no ambiente do evento como com uma máquina para degustação.

Além disso, todos os membros da comitiva aproveitaram o momento para estabelecer contatos com diversas áreas, buscando mais benefícios e recursos para o município.

Confira mais fotos do evento na página da Prefeitura, no facebook

AUDIÊNCIA PÚBLICA REDEFINE PERÍMETRO URBANO DE POÇO FUNDO

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Noticias

Poço Fundo poderá ter o seu perímetro urbano ampliado em breve. Os novos limites foram aprovados em Audiência Pública, realizada nesta quarta-feira (30), no Centro de Pastoral Monsenhor Afonsinho.

Participaram do importante encontro o Prefeito Renato Oliveira, com parte de seu secretariado e assessoria jurídica, representantes da sociedade gimirinense, proprietários de terras e produtores rurais. O Chefe do Executivo explicou a todos o que é o perímetro urbano e as implicações e benefícios que podem trazer a expansão do mesmo, como por exemplo a possibilidade de direcionar recursos do Ministério das Cidades para obras como saneamento, asfalto e eletrificação. Renato também tranquilizou a quem atua na área agrícola, informando que as mudanças não lhes trarão nenhum prejuízo quanto aos benefícios ou taxas que já pagam por conta de suas atividades, pois suas propriedades continuarão a ser consideradas rurais a não ser que desejem modificar esta condição junto ao Incra. A ampliação também permitirá a implantação de novos loteamentos, área em que alguns dos presentes pretendem investir tão logo a proposta seja aprovada.

O novo mapa com os limites estabelecidos, por meio de levantamentos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, será enviado, junto com o projeto de Lei para a nova delimitação, à Câmara de Vereadores para apreciação e votação.

PREFEITURA CONVOCA POPULAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Noticias

A Prefeitura Municipal de Poço Fundo convoca toda a população poço-fundense para participar da Audiência Pública a ser realizada no dia 30 de agosto, onde serão tratados os assuntos relacionados à proposta de redefinição do perímetro urbano de Poço Fundo/MG.