SMS-PF CONVOCA MENINOS E MENINAS PARA VACINAÇÃO CONTRA O HPV

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Saúde

PROCURA POR PROTEÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA TAMBÉM AUMENTOU NO CENTRO DE SAÚDE... 

A Secretaria da Saúde de Poço Fundo e o Sistema Único de Saúde (SUS) convocam meninos e meninas de 12 a 13 anos para a campanha de vacinação contra o HPV (Human Papiloma Vírus), que se tornou altamente conhecido por ser o principal responsável pelo câncer do colo do útero. Os adolescentes nesta faixa etária devem procurar o Centro de Saúde para a imunização ou o PSF mais próximo para mais informações. Também está sendo aplicada, de acordo com a demanda, a vacina contra a Meningite (Meningo C) em garotos e garotas desta mesma idade.

Estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação de meninos mostram que a inclusão destes contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população e assim beneficia o público feminino.

Além disso, os próprios meninos ganham proteção, já que a vacina impede o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

A vacinação contra HPV para ambos os sexos também é usada nos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá. O Brasil é o sétimo a fazer esta inclusão, que segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina será ampliada gradualmente até 2020, quando ela estará disponível para meninos de 9 a 13 anos.

FEBRE AMARELA

O setor de vacinação do Centro de Saúde de Poço Fundo aproveita o espaço para comunicar que, embora tenha havido um aumento expressivo na procura pela vacina contra a Febre Amarela, por conta das diversas notícias que tem circulado sobre o surto registrado da doença em áreas de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, não há uma campanha em andamento para este tipo de imunização.

No entanto, aproveitando a demanda, todos os que têm procurado os postos não só recebem a dose solicitada como também se aproveita o momento para atualizar o cartão de vacinação, especialmente dos adultos.

No último dia 23 de janeiro, foram enviadas para Poço Fundo mais 350 doses específicas para a imunização contra esta doença, e os estoques vão sendo repostos de acordo com o número de pessoas atendidas. Por isso, como não estamos em área de risco, não precisa ter pressa para vacinar-se (a não ser que você vá viajar para alguma área onde ocorreu contágio) e nem promover uma corrida desenfreada ás unidades de saúde, pois haverá proteção para todos.