"GERIR A ÁREA DA SAÚDE É UM SACERDÓCIO", DIZ NOVO PRESIDENTE DO COSEMS

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Saúde

O Secretário de Saúde de Poço Fundo, Rosiel de Lima, assumiu um importante cargo na manhã do último dia 26 (quinta-feira), em reunião realizada na sede do Cislagos, em Alfenas. O Gestor poço-fundense é agora o Presidente do Cosems-MG (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais - Regional Alfenas).

Até então, Rosiel era o vice-presidente da entidade, mas com a saída da ex-presidente Claudenice Maria Oliveira, que deixou também o cargo de Secretária de Saúde de Boa Esperança, ele passou a ter esta incumbência.

A primeira reunião da entidade em 2017 contava com a presença de diversos novos gestores. Poucos eram os que permaneceriam nos cargos de suas cidades, após mudanças nas administrações, e um destes raros casos é o do gimirinense, que vai para seu segundo mandato.

Após despedida de Claudenice e a transmissão da Presidência, num clima marcado pela cordialidade e fraternidade, algo muito forte neste conselho, o novo líder, acompanhado pela secretária Mirian Cristina Figueiredo (que a partir daquele momento passava a fazer as vezes também de vice-presidente), dirigiu algumas palavras aos colegas, conclamando a todos que fizessem da bandeira do SUS e do atendimento ao mais necessitado a regra nos seus trabalhos. "Ser Gestor da Saúde é um sacerdócio. Aqui não temos bandeiras partidárias, e sim a do atendimento aos que precisam de nossos trabalhos, do SUS. Eu me sinto honrado em fazer parte deste grupo, e tenho certeza de que, com muita união, conseguiremos grandes avanços para cada um dos 26 municípios participantes deste conselho".

Logo após a assinatura da posse, e já com a ajuda de Carlos Henrique Silva (técnico apoiador dos Cosems), o secretário-presidente dirigiu sua primeira reunião, conduzindo a formação das diversas comissões do Conselho e repassando informações importantes aos seus pares, além de formular também uma pauta permanente de assuntos a serem tratados nos próximos encontros.

Rosiel fica no cargo até o final de março, mas segundo os próprios componentes do Cosems são amplas as possibilidades de sua recondução, para mais dois anos, nas eleições que serão realizadas em abril.