PSF's INTENSIFICAM VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA PARA ZONA RURAL

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Saúde

Os postos do Programa Saúde da Família de Poço Fundo estão em franca atividade de intensificação da vacinação contra a Febre Amarela para moradores da zona rural a partir desta segunda-feira (20).

Para alguns bairros, a imunização está em andamento nos postos que atendem suas áreas, e em outros os agentes irão atuar nas próprias comunidades. Moradores da área urbana que queiram se prevenir devem procurar o Centro de Saúde.

Os que moram nos bairros atendidos pelo PSF São José (PSF D. Laura Benzedeira ou PSF da Rodoviária) devem procurar a unidade para tomarem a vacina. De acordo com as funcionárias que atendem no local, um grande número de pacientes já foi imunizado, e o que se pretende é aumentar ao máximo esta cobertura.

Já o PSF São Sebastião terá duas formas de atuação. A partir deste dia 21 (terça-feira), agentes irão fazer visitas às residências do bairro Serra dos Coutinhos para promover aplicações de forma emergencial. O motivo é que a comunidade faz divisa com o município de São João da Mata, onde há informações de localização e recolhimento de macacos mortos. Os símios foram encaminhados para exames, mas por questão de precaução todos os moradores deste setor deverão ser vacinados, mesmo sem nenhum registro da doença em humanos até o momento.

No PSF São Francisco, o esquema também será de atendimentos na cidade. Moradores dos bairros atendidos pela Unidade, localizada na Praça José Caetano Neves, a pracinha do Pé de Chopp, devem dirigir-se ao local para a imunização, do dia 21 ao dia 24 (terça a sexta), das 8h00 às 15h00.

Confira abaixo os bairros atendidos por cada PSF e como será o trabalho nestas unidades.

PSF SÃO JOSÉ 

Bairros: Ponte, Roseira, Lavrinha, Cachoeira Grande, Paiol, Paiol do Meio, Serra da Lavrinha, Jacutinga, Cláudio, Córrego do Ouro, Cardoso, Facão, Barreiro, Bela Vista, Barreiro dos Francos, Canga, Gamelão, Manhosa, Campos do Jardim, Água Limpa, Serra do Custodinho, Cajuru e Rodeio 

Ação: Vacinação na Unidade, localizada atrás do Terminal Rodoviário, nos dias 20, 21, 22, 23, 24 de março, das 8h00 às 15h00.

PSF SÃO FRANCISCO

Bairros: Barreirinho, Quatis, Cavaco, Piedade, Moraes, Machadinho Velho, Taboão, Assunção, Gonçalves, Canto dos Gonçalves e Luzias.

Ação: Vacinação na Unidade, localizada na Praça José Caetano Neves (pracinha do Pé de Chopp), nos dias 21,22, 23, 24 de março, das 8h00 às 15h00.

PSF SÃO SEBASTIÃO (Paiolinho)

Bairros: Paredão, Dourado dos Lopes, Lambari, Brejo Grande, Bocaina, Furnas, Ribeirão Cachoeira, Coutinhos, Serra dos Coutinhos, Pinhalzinho, Quebra Machado, Pinheiros e Barro Amarelo.

Ações: 1 - Busca ativa na Serra dos Coutinhos a partir do dia 21, para vacinação emergencial. Local fica próximo a áreas de floresta de São João da Mata, onde foram encontrados símios mortos, embora ainda sem conhecimento da causa. 2 - Vacinação no "Bar do Zé Pequeno", localizado nos Coutinhos (próximo ao trevo do Paiolinho), no dia 25 (sábado), das 8h00 às 12h00.

LEMBRE-SE: 

- Campanha é para os moradores da zona rural, nos bairros específicos de cada PSF. Leve sua carteira de vacinação, se ainda a tiver. Caso não a tenha, considerar-se-à que você está tomando a primeira dose. 

- Moradores da zona urbana, mesmo que tenham trabalho ou visitem a zona rural constantemente, devem procurar o Centro de Saúde para tomarem a vacina, se assim o desejarem.

Tags: vacinação, febre amarela, macacos mortos, zona rural