POÇO FUNDO REPRESENTARÁ MICROTERRITÓRIO EM FÓRUM REGIONAL

PREFEITO RENATO OLIVEIRA LEVARÁ AS DEMANDAS DA MICRORREGIÃO DE ALFENAS PARA OS PRÓXIMOS ENCONTROS

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários de dez das 15 cidades do Microterritório Alfenas, um dos que compõem o Território Sul de Minas, se encontraram no Centro de Pastoral Monsenhor Afonsinho, em Poço Fundo, na tarde desta segunda-feira (6), para a primeira etapa dos Fóruns Regionais do Governo de Minas Gerais.

Alfenas, Machado, Carvalhópolis, Fama, Divisa Nova, Paraguaçu, Campestre, Cabo Verde, Botelhos e a anfitriã Poço Fundo fizeram um primeiro levantamento das principais demandas dos municípios e escolheram os seus representantes para as próximas etapas desta forma altamente participativa de gestão. Também estavam presentes representantes dos deputados Ulisses Gomes e Geisa Teixeira.

A reunião foi conduzida pelo Secretário Executivo do Território Sul, Ercílio Confort (lê-se Confór)  Lorena. Num primeiro momento, ele apresentou a dinâmica dos Fóruns Regionais, deixando bem claro que a intenção do Governo de Minas com esta novidade é fazer com que cada região tenha o atendimento direcionado às suas demandas próprias, junto com os investimentos mais abrangentes promovidos pelo Estado.

Num espaço aberto para apresentações, os presentes expuseram as principais preocupações de seus municípios. A maioria deles apontou a Segurança Pública como a área que mais carece de atenção e investimentos, bem como necessidades da Saúde e da Educação. O prefeito Renato Oliveira, porém, fez questão de enfatizar uma difícil realidade de todos municípios deste setor, que tem como atividade econômica principal a agricultura: as estradas rurais. "Nenhum governo parece ligar para isso, não investe, nos enviam muito pouco. É um problema que todos nós enfrentamos em nossa região, e que precisa de uma atenção maior", afirmou.

Com uma primeira noção do que são as necessidades do microterritório, os participantes passaram à escolha daqueles que representarão o microterritório nas próximas etapas dos Fóruns, levando suas principais reivindicações às esferas mais altas do Governo Estadual. O processo foi rápido. Após uma rápida conversa, o prefeito de Poço Fundo, Renato Oliveira, assumiu a incumbência como representante da nossa área, tendo o prefeito de Machado, Julbert Ferri, como suplente. Dentre os vereadores, o titular na representação é Valdemilson Gustavo Bassoto (Alfenas), tendo como suplente Fábio Borges (Campestre).

VISITE A PÁGINA DO FÓRUM REGIONAL E SAIBA MAIS

Após um lanche reforçado, acompanhado por um cafezinho orgânico com a qualidade da Coopfam (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e região), as lideranças voltaram para suas cidades, mas com o compromisso de discutirem entre si os temas mais relevantes, em reuniões ou mesmo em grupos on line, para que todos tenham objetivos comuns a serem apresentados no encontro territorial.