AGRICULTORES-FEIRANTES POÇO-FUNDENSES SÃO BENEFICIADOS COM "KIT FEIRA"

O governador de Minas Gerais Fernando Pimentel entregou, nesta terça-feira (7), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, 61 kits feira livre e 26 caminhões baú isotérmicos para agricultores familiares do estado. Representado pelo Prefeito Renato Ferreira de Oliveira no eveno, Poço Fundo foi um dos 61 municípios beneficiados com o material.

O Chefe do Executivo Gimirinense compôs a Mesa de Cerimônia com o governador, o deputado Ulysses Gomes, dentre outros deputados estaduais e prefeitos, representantes de entidades ligadas à agricultura familiar, os secretários estaduais de Desenvolvimento Agrário (Seda), Professor Neivaldo, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leitão, de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais(Sedinor), Gustavo Xavier, e de Governo (Segov), Odair Cunha. A comitiva poço-fundense também era composta pelo Secretário de Desenvolvimento Humano, Thiago dos Santos, e pelo Secretário de Obras, Wladimir Corrêa.

Conforme informações fornecidas pelo Governo de Minas, a entrega faz parte do programa “Do Campo à Mesa”, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e que prevê ações e projetos voltados ao apoio à produção sustentável, agregação de valor e comercialização de produtos da agricultura familiar e da reforma agrária. O objetivo é o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, atuando diretamente na superação dos desafios para a produção de alimentos mais saudáveis, geração de renda, além de colaborar com a segurança alimentar e nutricional da população.

Os 61 kits fazem parte do Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar (Aqui tem Feira!), que integra o programa. Os recursos são frutos de emendas parlamentares, e no caso de Poço Fundo o responsável pelo inclusão foi o deputado Ulysses Gomes..

Cada kit é composto por 10 barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e duas balanças digitais. O material oferece mais infraestrutura para o agricultor expor e vender suas mercadorias. As feiras livres são um importante canal de comercialização da produção agrícola, pois reduzem a distância entre quem produz e quem consome, e é exatamente esta a proposta dos Poderes Executivos estadual e municipal.

Em uma entrevista para o site oficial do Governo do Estado, Renato destacou a importância deste apoio aos pequenos agricultores.  “Minas Gerais está abrindo as portas e defendendo o

nosso agricultor e nosso trabalhador. Quem precisa do apoio governamental são os mais excluídos, os que têm dificuldades de colocar seus produtos no mercado”, disse.

Escoamento

Na mesma cerimônia, foram entregues, por meio de termo de cessão às prefeituras, 26 caminhões com baú

isotérmico e capacidade para o transporte de até 5,5 toneladas de carga livre. Os veículos serão usados para o transporte adequado de verduras, hortaliças e produtos processados, apoiando o escoamento da produção da agricultura familiar principalmente para os mercados institucionais públicos.

Eles estarão sob a gestão das prefeituras e atrelados à uma Central de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar. A aquisição desses veículos foi realizada por meio de edital da Secretaria

Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), do extinto Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), órgão vinculado ao governo federal.

Em busca de recursos

Além do importante evento para os agricultores gimirinenses, o prefeito Renato e os secretários Thiago e Wladimir ainda fazem visitas a outros setores da administração estadual, em busca de mais recursos para o município, e dentre as áreas a serem beneficiadas estão a de esporte e de cultura. Tão logo retornem desta viagem, repassaremos detalhes dos resultados obtidos.

Tags: poco fundo mg, agricultura familiar, kit feira