PISTA DA RODOVIA MG 179 PASSARÁ POR REFORMA

O trecho que vai de Machado a Pouso Alegre da rodovia MG 179 passará por uma reforma, com previsão de início nos próximos dias. A informação foi repassada por Fernando Antônio Carneiro Ferreira do Departamento de Edificação e Estradas de Rodagem - DEER (Regional de Poços de Caldas), durante trabalhos de análise das áreas que sofrerão as intervenções, nesta terça-feira (14).

De acordo com o Regional, os trabalhos a serem realizados serão uma "Recuperação Funcional" do piso. Será restabelecida a condição inicial , com a retirada da parte trincada do asfalto, ou que tenha deformações, e com a recomposição desta parte retirada, com uma capa asfáltica de três centimetros.

A obra deverá durar cerca de cinco meses. Os quase 70 quilômetros, na verdade 69,6 Km de extensão a serem cobertos, estarão com os trabalhos concluídos em meados de agosto, desde que iniciados no final de março ou inicio de abril, segundo o Regional.

A reforma geral do acostamento, considerado extremamente perigoso por condutores no setor entre São João da Mata e Machado, ainda não será realizada, mas haverá pelo menos uma intervenção para melhorar as condições destes setores. O asfalto retirado dos setores defeituosos será moído em uma fresadora, e aplicado, misturado a cascalho, em áreas com erosão, como já foi feito nas proximidades do acesso II de Poço Fundo. A idéia é deixar a altura num nível mais próximo do da pista, sem os enormes degraus que tem gerado os graves acidentes registrados no trecho. Outros tipos de intervenções podem ser promovidos mais à frente.

As reformas, que atendem grande parte dos pedidos feitos pelas administrações da região, em especial da Prefeitura de Poço Fundo, deverão custar cerca de R$ 16 milhões, com recursos direcionados pelo Governo de Minas Gerais, e na visita à área em análise estavam também o vice-prefeito de Poço Fundo, Nilson Silva, o Secretário de Desenvolvimento Humano Thiago dos Santos, o assessor do Deputado Ulysses Gomes, Zetinho Pereira, e o Engenheiro da empresa responsável pela obra, Miguel Ricardo.