CONFERENCIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO LOTA CENTRO DE PASTORAL

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Educação

Pouco mais de 180 pessoas, entre professores, alunos, diretores escolares, representantes da comunidade e autoridades de Poço Fundo lotaram o Centro de Pastoral Monsenhor Afonsinho, na manhã desta terça-feira (7), da Conferência Municipal de Educação. O tema, “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e a implementação dos Planos de Educação”, gerou um bocado de boas discussões e interessantes sugestões para melhoria do Ensino Público no município, no estado e no país.

Antes das palestras e dos debates, alunos do CRAS, de escolas municipais, estaduais e particular, em total integração, fizeram uma abertura cultural, sob comando da professora Débora. O grupo fez uma bela e singela interpretação da música "Caderno", de Toquinho.

A abertura oficial ficou por conta do professor Sérgio Pedini, docente e pesquisador do IFSuldeMinas - Campus Machado. Usando repetidamente a palavra "Democracia" ele enfatizou a importância da participação e integração de todos na luta por uma Educação de qualidade, citando como exemplo os institutos federais, que antes eram escolas com direção centralizadas mas que cresceram a partir do momento em que se promoveu o envolvimento de todos (estudantes, docentes e funcionários em geral) das decisões das instituições.

A secretária municipal de Educação, Leida Beatriz Araújo, também teceu palavras de incentivo ao envolvimento de toda a comunidade. "Acredito que através de nossas ações articuladas, transparentes, e decisões tomadas aqui, com toda esta democracia, possamos fazer o marco de uma educação social para todos", disse.

Já o Prefeito Renato Oliveira foi o responsável pela palestra introdutória aos debates em grupos. Em sua fala, ele lembrou os cortes e congelamento feitos pelo Governo Federal nos recursos para a Educação, e as mudanças promovidas (especialmente no Ensino Médio) sem que as comunidades fossem ouvidas. Para o prefeito, que também é professor, "a busca por um sistema integrado de Educação em Minas Gerais pode, sim, deixar um legado para as próximas gerações".

Nos grupos de trabalhos, foram estudados e discutidos nove eixos propostos, que incluíam entre os assuntos a avaliação na Educação, participação, democratização do acesso e da permanência, Educação e Diversidade, políticas interssetoriais, formação e remuneração dos profissionais e financiamento. Como resultado, muitas sugestões foram apresentadas, dentre elas a volta da retenção escolar (a popular "repetência"), criação e fortalecimento de grêmios e associações, dentre outras que buscam valorizar a participação popular.

As propostas serão levadas, por cinco representantes gimirinenses (Sirlene Aparecida Pereira de Freitas, Maria Virgínia Bezerra, Adriana Regina da Silva Theodoro, Thiago dos Santos e João Ademir Pereira), para a próxima etapa, a Conferência Territorial, que acontecerá em Varginha no próximo dia 25 de novembro.

(Veja mais imagens do evento em Poço Fundo na série abaixo)

Tags: poco fundo mg, prefeitura, poço fundo minas gerais, secretaria da educação de poço fundo conferencia municipal de educação