NOTA DA PREFEITURA SOBRE TRANSTORNOS GERADOS POR OBRAS ESSENCIAIS

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Obras

Diante de algumas reclamações, que tem sido postadas em redes sociais, sobre os transtornos causados por obras importantes realizadas atualmente em Poço Fundo, a Prefeitura de Poço Fundo, por meio de sua Secretaria de Obras, resolveu publicar uma nota à população, para um melhor entendimento do que está acontecendo neste momento.

"Cidadãos e cidadãs poço-fundenses. Toda grande mudança, para acontecer, precisa primeiramente da coragem dos órgãos públicos de dar início aos trabalhos que possam produzí-la. 

É sabido que ha muitos e muitos anos pelo menos duas situações careciam de intervenções. Uma delas era a necessidade de pavimentação do Morro da Água Limpa, e a outra eram os constantes alagamentos da avenida José Soares Pinho, com início na conhecida "junção das ruas ferreira de assis e roberto assi". Pois bem: demos início aos trabalhos de asfaltamento do morro, e através um acordo feito com empresa responsável por um loteamento, está em andamento a construção de uma extensa rede de captação e canalização de águas pluviais, para o fim das inundações na avenida já citada.

Como se sabe, toda obra pública, realizada em via pública, tem fases a serem cumpridas, dentro da lei, e também precisa enfrentar os caprichos do clima. Sol e chuva são elementos que não sofrem controle do homem, e podem interferir no cronograma de qualquer trabalho, independente da data ou época em que ele é feito. Em alguns momentos, as áreas sob intervenção podem gerar poeira, por conta do calor, e em outras barro, por causa da chuva, por exemplo.

No entanto, se o gestor esperar que estes fatores se tornem favoráveis ao que se deseja, e deixar de dar início ao que é preciso fazer, jamais vai conseguir acabar com os problemas que geraram a necessidade da ação. 

Esta administração teve a coragem que nenhuma outra teve, a de dar o primeiro passo, de iniciar a batalha para trazer melhorias a milhares de moradores, que precisam usar a via de acesso do Morro da Água Limpa para chegar e sair da área urbana, ou que estão cansados de sofrer com inundações que possam, a qualquer momento, invadir suas residências. E é claro que esta iniciativa se deu sabendo que um dos preços a pagar seria o de ouvir reclamações durante os trabalhos, e nem sempre agradecimentos após a conclusão. 

O que vale dizer a todos é que, independente das reações negativas, ou dos protestos gerados pelo imediatismo de algumas pessoas, a busca por estas melhorias vai continuar, pois enxergamos um futuro melhor para quem vai se beneficiar disto tudo, e é esta visão que nos motiva.

Claro que alguns transtornos são causados, sem dúvida, como acontece com qualquer obra que necessite de abertura de buracos, revolvimento de terra ou destruição do que é antigo para o estabelecimento do que é novo. Aos que são diretamente atingidos por estes dissabores, pedimos desculpas e compreensão, pois tudo é para um bem maior, inclusive para estas pessoas. Saibam, que a duração destes problemas, por maior que seja, será curta perto dos enfrentados anteriormente, e que serão sanados após o encerramento das modificações.

Aos que, como nós, torcem pelo sucesso destes investimentos, obrigado pelo apoio, e saibam que nossa administração, sempre que for preciso, vai sair de sua zona de conforto e vai enfrentar qualquer desafio pelo bem de nosso povo, mesmo com a resistência dos que temem as mudanças necessárias".

Prefeitura Municipal de Poço Fundo

Secretaria de Obras

PREFEITURA INVESTE EM ELEVAÇÃO DE PISO PARA RECUPERAR ESTRADAS

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Obras

A Secretaria de Obras de Poço Fundo está investindo numa inovadora forma de recuperação de estradas rurais. O piso das vias, rebaixado diversas vezes por patrolamentos seguidos, estão recebendo novas camadas de terra vermelha antes do cascalhamento, para elevar o leito e assim diminuir ao máximo a possibilidade de necessidade de novas intervenções. Mesmo enfrentando alguns problemas pontuais, os resultados tem sido altamente satisfatórios.

Os primeiros locais a passarem por esta nova forma de trabalho estão na estrada da Piedade, que liga a área da Ponte Azul a bairros importantes, como o Gonçalves, o Morais e o Barreirinho. A terra, cedida pelos proprietários de um loteamento em abertura na cidade, foi espalhada e bastaram alguns dias de passagem de veículos para que ela ficasse totalmente compactada. O mesmo procedimento foi adotado para a estrada do Barreiro, que leva, por exemplo, ao bairro São Miguel (fotos).

Chuvas inesperadas chegaram a causar alguns dissabores. Como a terra ainda não estava devidamente firmada no leito, grossas camadas de barro se formaram e obrigaram motoristas a fazerem desvios para chegarem aos seus bairros. Áreas de sombra também deram um certo trabalho, pela demora na secagem do material. No entanto, algumas horas de sol foram suficientes para mostrar que a aposta tem tudo para terminar em ganhos para todos os condutores de veículos, pois após a compactação nenhum tipo de encrave se forma e o tráfego fica bem facilitado. "Claro que há locais mais sensíveis, em que além da terra precisamos usar algo mais para evitar, por exemplo, pisos escorregadios. No entanto, aos poucos, vamos resolvendo estas questões e fazendo assim um trabalho mais definitivo, ou pelo menos com uma durabilidade bem maior que a registrada atualmente", diz o Secretário de Obras Wladimir Corrêa.

 

PASSAGENS SEGURAS NA ZONA RURAL

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Obras

Vários pontos das estradas rurais de Poço Fundo receberam, nos últimos dias, pelo menos 14 mata-burros novos para passagens seguras de veículos.

ESTRADA DA PIEDADE PASSA POR REFORMA GERAL

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Obras

A estrada rural da Piedade, que passa por áreas como a saída da Ponte Azul e liga a bairros importantes de Poço Fundo, está passando por uma ampla reforma, promovida pela Secretaria de Obras. Além de uma boa limpeza nas laterais, ampliando o espaço para passagem de veículos, também haverá uma mudança no leito da via, que será um pouco mais elevado. 

Para os motoristas que precisam utilizar este caminho, um dos mais movimentados do município, a intervenção trará mais segurança e também comodidade, com a eliminação de várias imperfeições e melhoria do piso.

PONTES REFEITAS NA JACUTINGA E NA CACHOEIRA GRANDE

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Obras

Condutores de veículos que precisam passar por pontes como a ligação do bairro Jacutinga com o bairro Cláudio e também por um dos setores da estrada Cachoeira Grande já podem respirar aliviados no que se refere à segurança.