DICAS DE PREVENÇÃO E COMBATE DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

Escrito por Webmaster Ligado . Publicado em Noticias

Cemig disponibiliza Manual de Prevenção e Combate de Incêndios Florestais

Os incêndios ameaçam os ecossistemas florestais em todo planeta podendo, além de devastar florestas inteiras, provoca a perda da biodiversidade, impulsionar processos erosivos e de degradação do solo, alterando o ciclo hidrológico e influenciando negativamente nos aspectos socioeconômicos.
Segundo dados do portal de Notícias do Governo do estado de Minas Gerais, Agência de Minas Gerais, os incêndios florestais, mais frequentes no período seco do ano, podem causar interrupções no fornecimento de energia, trazendo transtornos para a população e para os serviços essenciais. Levantamento realizado pela Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG apontou que, apenas no ano de 2018, mais de 100 mil clientes tiveram o fornecimento de energia afetado por incêndios. Ao todo, foram cerca de 250 ocorrências de interrupção de energia, sendo a maior parte delas na região Norte do estado de Minas Gerais.
Os incêndios ameaçam especialmente os projetos desenvolvidos com o objetivo de fomentar a conservação de fauna e flora, sejam as unidades de conservação oficiais, sejam projetos de compensação florestal, como o caso de recuperação das margens do reservatório da PCH Poço Fundo. A CEMIG possui três Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs, denominadas RPPN Fartura, RPPN Galheiros e RPPN Usina Coronel Domiciano, que, segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC devem dispor em seu Plano de Manejo, de um programa que previna e combata os incêndios florestais de origem interna ou externa à Unidade de Conservação.
Além disso, a CEMIG dispõe, no âmbito dos processos de licenciamento ambiental de seus empreendimentos e dos processos para obtenção de autorização de supressão de vegetação, de diversos projetos de compensação ambiental e florestal, que devem ser executados levando em consideração técnicas que possam impedir e prevenir o surgimento de focos de incêndios florestais nestas áreas.
Desta forma a criação e atualização do Manual de Prevenção e Combate de Incêndios Florestais além de proporcionar o conhecimento de técnicas que previnam e combatam os efeitos do fogo na vegetação, na fauna, no solo e nos recursos hídricos, permitirá que os seus usuários compreendem técnicas de proteção, segurança e critérios para definição de níveis econômicos que deverão ser aplicados na proteção e combate a incêndios florestais

Loading...