SECRETÁRIOS DE SAÚDE RECEBEM INFORMAÇÕES RELEVANTES EM REUNIÃO NA SRS DE ALFENAS

Escrito por Diretoria de Comunicação Ligado . Publicado em Saúde

Aconteceu, nesta terça-feira (31/01), a primeira reunião com Secretários Municipais de Saúde das Comissões Interestaduais Regionais (Micro Alfenas/Machado e Micro Guaxupé) na Superintendência de Saúde de Alfenas. Vários temas foram tratados, dentre eles o mais citado na mídia nos últimos dias: os casos de Febre Amarela no estado. O Secretário Municipal de Saúde gimirinense, Rosiel de Lima, presidente do Cosems, se fez presente e participou ativamente do encontro, levantando questionamentos e repassando sugestões

Na pauta da reunião, estavam a apresentação da equipe da superintendência e informes repassados pelos diversos núcleos da instituição (Atenção Primária, Assistência Farmacêutica, Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador, Vigilância em Saúde, Gestão de Pessoas e Rede e Atenção à Saúde).

Com a insistência das chuvas e o verão atípico na região, o tema mais importante sem dúvida estava relacionado a um plano de enfrentamento da Dengue em várias cidades da região, inclusive Poço Fundo, e como anda o cenário das chamadas "arboviroses" no estado (zika, chikungunya, dengue e febre amarela).

Sobre a febre amarela, que tem assustado moradores de Minas Gerais por conta dos diversos casos registrados até o momento, as orientações são de que se mantenha uma atenção efetiva nas regiões de matas, monitorando possiveis mortes de macacos, um indício de que a doença estaria presente naquele setor. Caso isso ocorra, orienta-se a vacinação com prioridade para moradores das áreas rurais. Onde não há suspeitas ou confirmações de infectados (símios ou humanos), recomenda-se a imunização apenas para quem vai viajar para áreas críticas.

Uma informação importante, já repassada pela mídia mas confirmada no encontro, é a de que em Delfinópolis, cidade da SRS de Passos, uma morte pela febre amarela foi confirmada e outros dois casos estão sob investigação. Isso aumenta ainda mais a necessidade de plena atenção.

Outros assuntos importantes, tratados nesta data, foram os projetos de fortalecimento da Atenção Básica, as metas de cada município e a apresentação do Centro de Reabilitação do Hospital Universitário Alzira Velano, mais um importante apoio para toda a região.

10b.jpg 1c.jpg 2b.jpg 4.jpg 5b.jpg 8b.jpg 9b.jpg